Quais As Etapas Do Atendimento Pré Hospitalar? [Atualizado]

Quais as etapas do atendimento pré hospitalar?

Olá, tudo bem? Aqui, neste texto, você vai conhecer exatamente quais as etapas do atendimento pré hospitalar.

Mais do que isso, vamos apresentar em detalhes os principais desafios de cada uma dessas partes, e porque elas são tão importantes.

Por fim, vamos te mostrar como você pode aprender APH online da melhor forma.

Confira!

Quais As Etapas Do Atendimento Pré Hospitalar?

Existem algumas listas que nomeiam de forma diferente as etapas do atendimento pré hospitalar.

Uma das mais famosas aponta que elas são:

– Assistência ao paciente na cena (no local da ocorrência);

– Transporte do paciente até o hospital;

– Chegada do paciente ao hospital.

Em cada uma dessas etapas há uma série de regras, e cuidados necessários para melhor execução e, consequentemente, maior proteção a vida.

No entanto, essa não é única forma de divisão das etapas do atendimento pré hospitalar. 

Há especialistas que consideram que existem outras 3 etapas do atendimento pré hospitalar:

– Pré atendimento.

– Atendimento

– Pós atendimento.

Não existe certo ou errado com relação a essa nomenclatura ou definição de etapas.

Mais importante do que isso, é executar as técnicas certas, da maneira correta, para salvar o maior número de vidas possíveis.

Neste artigo especificamente, iremos focar em detalhar a segunda lista de etapas do atendimento pré hospitalar por consideramos que elas abrangem de forma mais completa as atividades que são realizadas:

Etapa 1: Pré Atendimento

O pré atendimento é importantíssimo, e é uma das etapas do atendimento pré hospitalar que não pode ser ignorada.

Engane-se quem pensa que o trabalho do socorrista se inicia quando ele está atendendo a vitima.

Nada disso.

O seu trabalho começa quando você inicia o seu plantão.

Dizer que o socorrista só trabalha no momento do atendimento é o mesmo que dizer que um jogador de futebol só trabalha aos domingos.

Quando na verdade ele treina todos os dias da semana para isso.

Pois bem, mas o que consiste o pré atendimento?

É tudo aquilo que você faz para estar preparado para prestar um atendimento qualificado.

É a preparação física, e mental, por exemplo, para que o profissional esteja pronto para agir no momento que lhe for exigido.

O pré atendimento também consiste em toda a parte de estudo, conhecimento, e constante atualização que este profissional passa.

Nesta etapa também podemos incluir a checagem dos equipamentos disponíveis. Ao iniciar seu plantão é recomendado que você cheque para saber quais são os equipamentos que poderão ser usados.

E, além disso, é recomendado verificar o funcionamento deles, a validade, e até mesmo a esterilização de tudo aquilo que você pode precisar.

O pré atendimento dentro do APH também inclui o estado alerta. Sabemos que o tempo de deslocamento é fator primordial para o resgate de vidas.

Logo, o profissional deve estar preparado para se deslocar mais rápido possível para o local da ocorrência.

Cada minuto a mais, em muitos casos, é a diferença entre uma vida ou uma morte.

Etapa 2: Atendimento

A segunda etapa do atendimento pré hospitalar é o próprio atendimento que se inicia quando a equipe chega a cena e faz a primeira avaliação.

Ao chegar no ambiente, o profissional socorrista deve avaliar a cena de maneira ampla, compreendendo rapidamente quantas vitimas há no local, e qual é a gravidade das mesmas.

Feita essa primeira avaliação é o momento de realizar o atendimento propriamente dito.

É quando se deve fazer o exame primário, secundário, identificação e tratamento de lesões potencialmente fatais.

A próxima tarefa do atendimento é definir de que forma você e sua equipe irão fazer o deslocamento dos pacientes que necessitam de atendimento hospitalares.

Etapa 3: Pós Atendimento

Muito bem.

Chegamos agora a última etapa do atendimento pré hospitalar.

O pós atendimento não é o transporte do paciente para o hospital.

E nem envolve a transferência de cuidados para os profissionais do hospital.

Tudo isso ainda é considerado atendimento.

Bem como quando o socorrista informa quais as lesões da vítima, sua idade, etc. Ou mesmo quando ele faz a transferência de maca.

O pós atendimento acontece de fato quando você está voltando para sua base e já fez toda a comunicação de encerramento de atendimento.

É quando você revisa os equipamentos, e revisa com a equipe como foi o atendimento.

Essa etapa é importante para o contínuo aperfeiçoamento e entrosamento dos profissionais.

É neste momento que a equipe pode discutir erros e acertos, e tudo o que pode ser melhorado.

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